Lipidose hepática felina – Fígado gordo

9

Postado por admin | Tags Dicas, Dicas da Dra., Gatos | Postado em 24-09-2010

Tags:, ,

Oi gente, to aqui pra falar de uma doença que acontece muito nos nossos gatinhos. Sabe aqueles bem gordinhos que nos amamos? Rs

(Essa é a Lisa. Bem gordinha, né?. É linda mas precisa ficar de olho… É de uma cliente minha chamada Telma, também dona da Mônica  )

A  lipidose hepática (também chamada de “fígado gordo”) é uma doença na qual se observa um  acumúlo de gorduras no fígado, capaz de interferir com o normal funcionamento do mesmo.

Acomete principalmente os felinos, sendo muito rara em cães. É doença é grave e pode ser fatal caso o proprietário não perceba a tempo. Ocorre mais em gatos obesos, porque eles metabolizam a gordura do corpo mais rapidamente do que os gatos magros.

E por que acontece? A Lipidose Hepática pode ser classificada como idiopática (de causa desconhecida) ou secundária a outras doenças como Hepatopatias em geral, diabetes, hipertiroidismo, pancreatite. Os fatores primários de risco são a obesidade e anorexia. É ai que se inicia a lipidose.

Os sinais clínicos mais observados são a perda de peso muito rápida devido a anorexia, vômito, diarréia, mucosas ictéricas (amarelas).

É facilmente diagnosticada pelo médico veterinário. E com a ajuda do ultra-som fica muito mais fácil a confirmação.

Quando se trata de uma lipidose hepática idiopática o tratamento é nutricional. O gato precisa de uma alimentação forçada podendo ser oral ou por sonda com conteúdo alimentar rico em proteínas e calorias.

A prevenção desta doença requer a vigilância adequada de um gato obeso que esteja a perder peso. É importante verificar o apetite do  animal e a adaptação de um novo regime alimentar.

Espero que tenham gostado do post novo! Semana que vem tem mais!

(Essa gata magrinha e linda é a Mônica)

Gostou? Então comente…

Vitrine TecnoBlog  
Compartilhe:
  • Twitter
  • Orkut
  • Facebook
  • Tumblr
  • MySpace
  • Google Buzz
  • LinkedIn
  • Live
  • Google Bookmarks
  • RSS
  • del.icio.us
  • Print
  • email
  • PDF

Posts Relacionados:

  1. Rinotraqueíte felina
  2. Peritonite infecciosa felina (PIF)
  3. Shunt portossistêmico (PSS) anomalia vascular
  4. Obesidade em cães e gatos
  5. Sarcoma Vacinal

Quer saber mais?

Comments (9)

OI Dra.

meu gato está com lipidose + pancreatite. Ele está com sonda esofágica, estamos na luta há 1 mês e 10 dias, agora começou a comer 1 farelinho de pão. Existem casos que a sra. conseguiu reverter essas duas doenças?

Essa doença é terrível, tenho uma gatinha linda a Bianca que está sofrendo desta doença que faz o animalzinho parar de comer e pode o levar a óbito. Graças a Deus descobrimos a doença logo e deu tempo de tratar, porém já estamos nessa agonia desde o dia 22/05 (4 meses), ela já esteve internada algumas vezes, já tomou soro vários dias seguidos, muitas injeções, exames de sangue, ultrassons e foram longos 3 meses comendo e bebendo de 3/3hs de seringa, enfim, muito sofrimento, agonia, desespero, rezas, aqui em casa Bianca é o Bebê da casa, eu e minha mãe somos completamente apaixonadas por ela e ela por nós.
No dia 23/08 Bianca voltou a comer e beber água sozinha, e teve uma ótima melhora, mas a veterinária mandou suspender todos os medicamentos, então 1 mês depois como não estava tomando remédio algum o fígado voltou a ser atacado, e ela voltou a parar de comer e beber sozinha e a vomitar e voltamos a rotina de soro, internações, remédios e comida de seringa, voltamos ao desespero…
Nós estamos sofrendo muito com tudo isso, minha mãe apesar de continuar a rezar muito já está perdendo as esperanças, a bichinha tá muito magra e temos muito medo de perde-la, já até troquei de Veterinário e não resolveu, não sabemos + o que fazer, agora vamos tentar outro Veterinário, estamos fazendo o que podemos e o que não podemos, é muito triste ver Bianca sofrendo…
Enfim Amigos se puderem rezar também eu agradeço muito…

Não posso perder Bianca, ela é muito importante pra mim, vamos continuar lutando e ela vai melhorar, tenho certeza disso, Deus nos dará força.

Ela pesava + de 6 kg antes da doença e agora deve estar com menos de 2kg, luto dia a dia para salvar meu bebê.

Se puderem rezem…

Rita

Gatos gordinhos parecem ser mais fofos… rs… mas … depois dessa é bom ficar de olho e sempre consultar um médico veterinário.

Bj.

[...] This post was mentioned on Twitter by Carlos R R Generoso, Dra. Juliana , Dra. Juliana , Daniel Ramos, Daniel Ramos and others. Daniel Ramos said: RT @desviralata: Fígado gordo é grave e pode ser FATAL caso não perceba a tempo. http://www.desviralata.com/lipidose-hepatica-felina-fig … [...]

Como sempre clara com o que quer passar. Parabéns linda amiga. Ah, dê uma visitada amiga http://www.unisal.br/missaocomunicar/
beijão.

é sempre bom saber pra ficar atento… ótimas informações!

Parabens.. Excelentes informações e dicas doutora

Muito bom saber….. e eu tb achei q gatos gordinhos eram sinal de saúde, mas fica aí a explicação!

Adorei mais uma vez….

Comente!